21/09/2022 Cultura, Desporto e Cidadania

SEMANA FARROUPILHA DE CAMPESTRE ATRAI GRANDE PÚBLICO

Programação iniciou no dia 15 e se estendeu até 20 de setembro em estrutura montada na Praça Raul Luiz Gobbi

Foram seis dias de festa, cultura e muita música. Com uma programação diversificada que iniciou no dia 15 e se estendeu até o dia 20 de setembro, a Semana Farroupilha de Campestre da Serra atraiu grande público na estrutura montada na Praça Raul Luiz Gobbi, no centro do município.

Com entrada gratuita, o evento iniciou no dia 15 nas dependências da Escola Municipal Joanita Giacomelli Tavares onde ocorreram as provas do Concurso do Peão e da Prenda. Na sequência, a Praça Raul Luiz Gobbi, foi palco do Encontro do Grupo da Terceira Idade "Unidos pela Esperança" e do "Grupo de Convivência". O show musical com Marco Lima e Grupo fechou o primeiro dia da programação.

Já na sexta-feira, dia 16, o evento iniciou repleto de benções, cultura e diversão. No início da tarde foi celebrada a Missa Crioula. Em seguida, foi a vez de conhecer o Peão e Prenda da Semana Farroupilha. O espetáculo cênico-musical “Herança História em Canção!” fechou o dia.

A programação do sábado iniciou durante a tarde com o 1º Festival da Canção Serrana, uma novidade neste ano, e que apresentou novos talentos. Na sequência, as apresentações artísticas dos CTG's da região e das Escolas Municipais e Estaduais da cidade contagiaram o público. A música dos grupos Som da Serra e Alma Campeira embalou o baile pelo resto da noite.

O domingo foi cheio de atrações e lotou o espaço de shows. O Grupo Tô na Moda foi o primeiro a entrar no palco e colocou todo mundo para dançar. Em seguida, o espetáculo com o Triopacito abrilhantou a noite com um show de sapateio. A Banda Santo Fole fechou o dia de programações com vários ritmos e estilos da música gauchesca.

No quinto dia de programação da Semana Farroupilha, nem a chuva tirou o brilho das grandes atrações que subiram no tablado e no palco do evento. O início da noite trouxe as apresentações das escolas da região, com a turma infantil dançando grandes clássicos da história do Rio Grande do Sul. Logo após, foi a vez do CTG Rancho da Integração de Vacaria apresentar seu elenco infantil e juvenil. Em seguida, subiram ao palco os finalistas do Festival da Canção Serrana para mais uma etapa de classificação. O tradicionalismo de Érlon Péricles fechou o dia de espetáculos.

O último dia de programações iniciou com uma grande apresentação do Grupo Os Serranos, que completava 54 anos e contagiou o público com grandes clássicos da música tradicionalista. O Coral Campestre da Serra veio na sequência. Em seguida, um dos grandes momentos do evento, com o resultado do 1º Festival Canção da Serra. Na categoria mirim, Sofia Benato Rech levou o prêmio. Na categoria adulto a grande campeã foi Suelen Balardin Castagna. Fechando a programação, o grupo musical Os Vacarianos animou a pista e fez todo mundo dançar por quase duas horas.

Para o prefeito Moacir Zanotto, a Semana Farroupilha foi um resgate da tradição. “Em virtude da pandemia, o povo estava com saudade de celebrar e comemorar. A cultura é algo indispensável e precisa se fazer presente no cotidiano da nossa comunidade. A tradição é muito forte na nossa região e eventos como esse afloram ainda mais o orgulho pela nossa terra”.

Devidamente caracterizados com as vestimentas gaúchas, Cesar Silveira, Roseli Costa da Fonseca e Davi Miguel Fonseca de Carvalho estavam surpresos com a grande programação que envolveu a comunidade toda de Campestre da Serra. “Comparecemos a todos os dias do evento e sem dúvida nenhuma, ele representa um resgate da nossa tradição, da união da nossa comunidade que acabou se isolando em função da pandemia. É muito bom poder festejar as cores do nosso Estado com amigos e familiares”, ressaltou Silveira.

A Semana Farroupilha de Campestre da Serra 2022 - No cultivo de suas tradições, a grandeza de um povo - é uma realização da Prefeitura Municipal de Campestre da Serra e AFFECTO Assessoria e Produção Cultural. O patrocínio é da Vinícola Campestre e da Pedreira Vacaria. O evento conta com o financiamento da Pró-cultura/RS - Secretaria da Cultura do RS - Governo do Estado do Rio Grande do Sul.

Vencedores do Festival da Canção Serrana, saiba mais AQUI

Acesse galeria de fotos AQUI