Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
24/03/2023 Educação
COMPARTILHAR NOTÍCIA

SECRETARIA DE EDUCAÇÃO DESENVOLVE O PROJETO DIA DO GAÚCHO NA ESCOLA

Atividades buscam aumentar o sentimento cultural e a vivência dos usos e costumes próprios do Rio Grande do Sul

A Secretaria de Educação de Campestre da Serra está desenvolvendo o projeto “Dia do Gaúcho na escola”.  Uma vez por mês preferencialmente no dia 20, ou próximo desta data, são realizadas atividades que busquem aumentar o sentimento cultural e a vivência dos usos e costumes próprios do Rio Grande do Sul. O projeto está sendo realizado nas escolas de Ensino Fundamental Joanita Giacomelli Tavares e Manuel da Nóbrega e na escola de Educação Infantil Isabel Cristina Pagno.

Entre as atividades propostas estão apresentações artísticas e culturais (teatros, declamações, causos e histórias da cultura gaúcha, músicas, danças, jogos e brincadeiras tradicionais, artesanato, culinária típica, entre outros. Cada escola do município irá projetar as atividades mensais, sendo que, será comum à todas o ato de cantar o Hino Riograndense, trocar o uniforme escolar pela pilcha gaúcha e ainda a roda de chimarrão.

A secretária de Educação Fabiana Parisotto Fernandes observa que entre os objetivos do projeto está o de  incentivar, principalmente as crianças e jovens a buscar na cultura uma forma mais saudável de viver, e ainda levar o conhecimento e aflorar o amor pelas coisas do Estado. Nesta semana foram realizadas as primeiras atividades do projeto. “Surpreendeu o engajamento de todos, tanto alunos, pais e as equipes das escolas”, comemora a secretária. Em setembro será uma semana toda de programação referente ao Dia do Gaúcho na escola.

Assessoria de Comunicação

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé