05/10/2023 Agricultura, Indústria, Comércio e Meio Ambiente

PROJETO DE PROTEÇÃO DE NASCENTES SERÁ REALIZADO EM PROPRIEDADES DE CAMPESTRE DA SERRA

Ações serão realizadas pela Emater em parceria com o Sicredi e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente

Diante dos eventos climáticos, cada mais frequentes e graves, que afetam diversos municípios do Estado, atingindo inclusive comunidades rurais, a Emater/RS-Ascar historicamente mantém ações de proteção, conservação e restauração ambiental. Através de práticas educativas, que promovem o desenvolvimento rural sustentável, com a conservação da biodiversidade e dos recursos naturais, é buscado o equilíbrio ambiental, de forma a evitar e/ou reduzir a degradação dos recursos hídricos e do solo, fundamentais para a produção de alimentos.

Com o apoio da prefeitura de Campestre, através da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente e da agência do Sicredi, a Emater realizará ações de conservação e restauração de áreas de nascentes e de matas ciliares em propriedades rurais da bacia do rio Taquari- Antas. O Programa Estadual de Revitalização de Bacias prevê a recuperação de Áreas de Preservação Permanente (APPs) de cursos d'água e nascentes nas bacias. A proteção e restauração de nascentes e a implantação de sistemas de captação de água nas propriedades rurais integram projetos desenvolvidos pela Instituição com entidades parceiras.

Nesta quarta-feira,04/10, ocorreu a apresentação do projeto Proteção de Nascentes no auditório da sede administrativa do Sicredi em Ibiraiaras. Participaram da cerimônia o presidente da cooperativa Sicredi Ibiraiaras RS/MG Sadi Rigotti, a gerente da agência Sicredi de Campestre Rubia Zanotto , a extensionista do escritório da Emater Cirlene Kluck, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente Tairo Balardin e  a chefe de gabinete da Prefeitura Renata Rech.