12/03/2023 Educação

PROJETO ACERTA BRASIL COMEÇA A SER DESENVOLVIDO NAS ESCOLAS MUNICIPAIS DE CAMPESTRE

A iniciativa consiste na realização de aulas no contra turno escolar para os alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental

A Secretaria Municipal de Educação de Campestre da Serra vem desenvolvendo estratégias para impulsionar o aprendizado neste período de pós- pandemia, e elevar o nível de estudo dos alunos. Em 2022 foram realizadas atividades de nivelamento de conhecimentos para saber as principais necessidades cognitivas, e assim desenvolver um projeto específico para atender as demandas. A ação desenvolvida em 2022 serviu também de base para a implementação de um projeto de desenvolvimento de habilidades e competências nas áreas de Matemática e Português. De acordo com a secretaria de Educação, essas são áreas básicas para as demais. Sendo assim, teve início neste mês o projeto Acerta Brasil.

A secretária de Educação de Campestre, Fabiana Parisotto Fernandes, explica que a iniciativa consiste na realização de aulas no contra turno escolar para os alunos de 6º a 9º ano do Ensino Fundamental. As aulas têm professor específico e ambiente diferenciado. “A metodologia de ensino encanta os alunos”, destaca a secretária. Os alunos ficam na escola o dia todo uma vez por semana. O professor além de orientar também estimula o desenvolvimento de habilidades específicas das áreas de Língua Portuguesa e de Matemática. Além disso, a metodologia insere o aluno no mundo da leitura, desenvolve sua capacidade de resolver diversos tipos de situações-problemas usando a inteligência lógico-matemática, ao mesmo tempo, que prepara para as avaliações externas.

De acordo com Fabiana Parisotto Fernandes, para que o projeto tenha êxito, a secretaria de Educação vem trabalhando desde o último trimestre de 2022. O início efetivo foi com a montagem das salas temáticas das duas disciplinas. Depois foram realizadas reuniões com os pais e a comunidade escolar, e as aulas inaugurais com os alunos. O projeto seguirá uma trilha evolutiva de complexidade, passando por momentos de avaliação dos alunos, análise de dados pelas equipes de professores e do setor pedagógico do programa e da Secretaria de Educação. Conforme os resultados obtidos, a metodologia poderá passar por uma reestruturação. “Esperamos que esse projeto possibilite cada vez mais o aprendizado dos alunos no decorrer de toda sua vida e ainda, pensando nas avaliações externas de SAEB e SAERS, esperamos resultados positivos e evolução constante da educação”, conclui a secretária Fabiana Fernandes.