13/12/2022 Educação

ESTUDANTES DE CAMPESTRE DA SERRA ESCREVEM E ILUSTRAM SEUS PRÓPRIOS LIVROS

O projeto Super Autor envolveu 120 alunos das escolas Manuel da Nóbrega e Joanita Giacomelli Tavares

A noite de 12 de dezembro foi marcante para 120 alunos das escolas municipais Joanita Giacomelli Tavares e Manuel da Nóbrega de Campestre da Serra. Eles autografaram os livros que escreveram dentro do projeto Super Autor. A iniciativa coordenada pela professora Cassiana Carraro teve como um dos objetivos fortalecer a leitura, que era o foco da escola neste último trimestre. Foram mais de dois meses de uma ação que envolveu as disciplinas de Língua Portuguesa, Informática e Artes. Os estudantes do terceiro ao sétimo ano criaram as histórias, escreveram e ilustraram um livro com 16 páginas, de acordo com a plataforma do Super Autor. Os pais se envolveram bastante em todas as etapas, tanto que alguns compraram exemplares dos livros para dar como presente a seus amigos e familiares.  Cassiana Carraro ressalta que inicialmente os alunos fizeram um rascunho da história, digitaram durante as aulas de Informática e após fizeram as ilustrações de cada página. “Além de promover a leitura, na informática o aluno desenvolveu a digitação correta, o uso das teclas, acentuação e pontuação”. A professora salienta que a plataforma digital do projeto auxiliou muito na elaboração dos livros.

A aluna Carolina Hoffmann Casanova, 09 anos, é a autora do livro Quatro meninas em uma aventura. Ela conta que as amigas da história são as colegas dela na turma de 3º ano da escola Joanita Giacomelli Tavares. “No livro eu conto que lutamos contra um vilão que havia sequestrado todos os cães da cidade e vencemos, depois fomos comemorar”. Laura de Godoi Neis, 09 anos, escreveu o livro A menina solitária que conquistou amigas. “Minha personagem nunca tinha ido pra escola, ficava só em casa, não tinha atenção dos pais. Criava amigas imaginárias. Teve um dia que a mãe dela disse que ela iria para escola e lá fez amigas”, relata Laura. O aluno Lorenzo Baldini,08 anos, é o escritor do livro Diário do minecraft. Como ele gosta muito desse game virtual decidiu escrever uma história com os personagens e ferramentas que são utilizadas no jogo. Os três estudantes fazem parte da mesma turma de terceiro ano na escola Joanita Giacomelli Tavares.  Morgana Scain, mãe do Lorenzo, destaca que o filho se dedicou muito na elaboração do livro. “Eu não interferi nas escolhas que ele fez, somente prestamos apoio necessário nessa tarefa”.

A secretária de Educação Fabiana Parisotto Fernandes acrescenta que independente da aquisição individual dos pais, a secretaria de Educação presenteou os alunos com um exemplar, para que todos possam ter seu livro e também por acreditar no potencial dos alunos e na excelência de trabalho dos professores. O projeto Super Autor envolveu 80 alunos na escola Joanita Giacomelli Tavares e 40 na escola Manuel da Nóbrega.