22/08/2023 Educação

ESCOLAS DE CAMPESTRE REALIZAM PROJETO DE ESTÍMULO A LEITURA E AO DESENVOLVIMENTO DA ESCRITA

Semeando Autores- Pequenos Leitores é desenvolvido por etapas e no final ocorre a publicação de um livro em que os escritores são os próprios alunos

Um projeto realizado nas escolas da rede municipal de Campestre da Serra estimula a leitura e ajuda no desenvolvimento da escrita em sala de aula. O Semeando Autores- Pequenos Leitores é desenvolvido por etapas, e no final ocorre a publicação de um livro em que os escritores são os próprios alunos das turmas de terceiro ano do Ensino Fundamental. Os estudantes participam ao longo do ano de uma série de atividades pedagógicas. A primeira consiste na produção, na criação da história por parte de cada aluno participante do projeto juntamente com a professora titular da turma. Na segunda etapa, os estudantes contam com o auxílio dos pais em casa, para que a história que está sendo elaborada seja finalizada. Em seguida são feitas as ilustrações nas aulas de Artes. A quarta etapa é a digitação que ocorre nas aulas da disciplina de Informática. Na primeira página do livro está a opinião do professor responsável, e na segunda a responsabilidade é da equipe diretiva da escola. Já na última página constam os nomes dos alunos juntamente com uma foto da turma.

A Secretária Municipal de Educação Fabiana Parisotto Fernandes, destaca que a coordenação do projeto Semeando Autores- Pequenos Leitores, aponta entre os resultados  uma compreensão e apreciação mais profunda da escrita por parte dos alunos. Além disso,  motiva-os a aprender e desenvolver valiosas habilidades do mundo real, gera um valioso entretenimento, estimula a imaginação e a criatividade, inspira e fortalece a autoestima e capacidade, melhora vocabulário e gramática, transforma as crianças em protagonistas e incentiva escola e pais a conhecerem novos projetos literários.

Durante a última edição da Feira Municipal do Livro ocorreu a apresentação das obras literárias e uma sessão de autógrafos dos alunos/escritores.

Acesse AQUI galeria de fotos