Ir para conteúdo principal
Logotipo
Conteúdo Principal
01/10/2025 Saúde
COMPARTILHAR NOTÍCIA

CAMPESTRE PARTICIPA DO LANÇAMENTO DO PROJETO SAÚDE REDES

O projeto terá duração de 14 meses e envolverá gestores e equipes técnicas da área da saúde em um processo de formação e integração

Gestores da secretaria Municipal de Saúde de Campestre da Serra participaram, nesta quarta-feira,1º/10, do lançamento do projeto Saúde Redes, realizado no campus da Universidade de Caxias do Sul (UCS) em Vacaria. A iniciativa é promovida pelo Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretarias Municipais de Saúde (Conasems) e Hospital Sírio-Libanês, com o objetivo de qualificar a gestão do cuidado e fortalecer a regionalização da saúde nos municípios da região dos Campos de Cima da Serra.

O projeto terá duração de 14 meses e envolverá gestores e equipes técnicas da área da saúde em um processo de formação e integração. Já nesta quinta-feira,02/10, acontecem oficinas reunindo profissionais da Atenção Primária, hospitalar e de outros segmentos, buscando estreitar laços e promover a cooperação entre os diferentes serviços que compõem a rede de atenção à saúde regional.

Em novembro, Campestre da Serra sediará um dos encontros do projeto, programado para os dias 5 e 6, consolidando-se como espaço de troca de experiências e construção de soluções conjuntas para os desafios do sistema público de saúde.

 Saúde Redes busca:

  • Fortalecer a regionalização da saúde, apoiando municípios de pequeno porte na organização de suas redes de atenção;
  • Qualificar a gestão do cuidado e os processos de regionalização do SUS;
  • Apoiar equipes técnicas e gestores municipais na elaboração e execução de estratégias para a melhoria das linhas de cuidado;
  • Promover a integração entre os diferentes pontos da rede de atenção à saúde.

Metodologia

A metodologia de trabalho está estruturada em três ciclos:

  1. Conhecer – diagnóstico do território e estratificação de risco;
  2. Priorizar – definição das prioridades e urgências centrais pelos gestores;
  3. Implementar – aplicação das estratégias regionais definidas, por meio de oficinas presenciais e virtuais, além de atividades práticas nos municípios.

Outras Notícias

Conteúdo Rodapé