Portal Destaque

Notícias

ENCONTRO AGENTES
02/05/2022
Saúde

AGENTES DE ENDEMIAS REFORÇAM COMBATE A DENGUE EM CAMPESTRE DA SERRA


Grupo recebeu recentemente um treinamento organizado pela Coordenadoria Regional de Saúde


O município de Campestre da Serra está em estado de alerta por causa da dengue. Nos últimos dias foram identificadas larvas e o mosquito transmissor da doença nas armadilhas instaladas na cidade e no distrito de São Bernardo. Os agentes de endemias e os agentes comunitários de saúde, intensificaram as visitas nas moradias procurando orientar e conscientizar os moradores a respeito das medidas de prevenção da doença. A cada 15 dias, os agentes também vistoriam os pontos estratégicos que são mais suscetíveis ao surgimento das larvas como borracharias e cemitério. Recentemente os agentes passaram por um treinamento para enfrentar o combate a dengue organizada pela 5ª  Coordenadoria Regional de Saúde (foto).

Os agentes reforçam algumas medidas que devem  ser adotadas pela população para evitar a proliferação do mosquito e por consequencia a transmissão da dengue.

O mosquito coloca seus ovos em água limpa, mas não necessariamente potável. Por isso é importante jogar fora pneus velhos, virar garrafas com a boca para baixo e, caso o quintal seja propenso à formação de poças, realizar a drenagem do terreno. Também é necessário lavar a vasilha de água do bicho de estimação regularmente e manter fechadas tampas de caixas d’água e cisternas.

O uso de pratos nos vasos de plantas pode gerar acúmulo de água. Há três alternativas: eliminar esse prato, lavá-lo regularmente ou colocar areia.

Grandes reservatórios, como caixas d’água, são os criadouros mais produtivos de dengue, mas as larvas do mosquito podem ser encontradas em pequenas quantidades de água também. Para evitar até essas pequenas poças, calhas e canos devem ser checados todos os meses, pois um leve entupimento pode criar reservatórios ideais para o desenvolvimento do Aedes aegypti.

Assessoria de Comunicação

OUTRAS NOTÍCIAS
30-06-2022

CONSELHO DE ALIMENTAÇÃO ESCOLAR DE CAMPESTRE TEM NOVA DIRETORIA

Foram eleitos e tomaram posse, os novos ...

VER NOTÍCIA
30-06-2022

CAMPESTRE DA SERRA SEDIA ENCONTRO DAS SECRETÁRIAS DE EDUCAÇÃO DA REGIÃO

As secretárias de educaç&a...

VER NOTÍCIA
29-06-2022

SECRETÁRIO PARTICIPA DE CONGRESSO DO CONSELHO DE SECRETARIAS DE SAÚDE DO RS

O secretário Juliano Casanova par...

VER NOTÍCIA
29-06-2022

Processo Seletivo Simplificado 004/2022 - Publicação das Inscrições – Após prazo de recurso

Acesse o link:

VER NOTÍCIA

28-06-2022

DECLARAÇÃO ANUAL DE REBANHO É MAIS COMPLETA ESTE ANO E JÁ PODE SER FEITA

O prazo para Declaração An...

VER NOTÍCIA
28-06-2022

CONFIRA NO LINK DA RECEITA ESTADUAL OS INSCRITOS EM DÍVIDA ATIVA DO ICMS/IPVA DOS MUNICÍPIOS

O Governo do Estado do Rio Grande do Sul e a Secretaria da Fazenda,...

VER NOTÍCIA