Entre os projetos protocolados incluem a aquisição de um caminhão-caçamba e uma escavadeira hidráulica
O setor de Projetos da Prefeitura de Campestre da Serra, coordenado por Luiz Ricardo Magrin, apresentou um balanço das ações desenvolvidas nos primeiros sete meses da gestão 2025-2028. Em entrevista à Tua Rádio Fátima, Magrin destacou que o município já possui diversas iniciativas aprovadas e com contas bancárias abertas, aguardando apenas o repasse de recursos para início das obras. Entre os projetos contemplados pelo Governo do Estado está a modernização da iluminação dos campos de futebol 11, no Centro, e 7, no bairro Coab; a troca do assoalho do Ginásio Municipal Maurílio Zanotto; e a instalação de piso profissional no ginásio da comunidade de São Manoel(foto).
Na área de abastecimento de água, o Programa Mais Água garantirá a perfuração de um poço artesiano no Passo da Égua, beneficiando cerca de 20 famílias com sistema completo de encanamento e reservatório. No setor viário, o município aguarda a execução do programa Pavimenta, que prevê, em duas etapas, a pavimentação de 6,4 quilômetros da estrada que liga Campestre a Ipê (RS-437). O primeiro trecho, de 3,4 km, tem previsão de início em 2025. Já o Pavimenta 2, com mais 3 km, deve ser executado entre 2026 e 2027. “Será um ganho importante para a ligação entre os municípios e para o escoamento da produção”, destacou.
Outros projetos protocolados incluem a aquisição de um caminhão-caçamba e uma escavadeira hidráulica pelo Programa de Modernização e Apoio à Agricultura (Promac), o programa Mais Hora Máquina para melhorias nas estradas vicinais e a construção de até 20 unidades habitacionais para famílias em situação de vulnerabilidade. Na área cultural e turística, Magrin anunciou ações de valorização da história local, como a instalação de murais e tótens informativos, revitalização da Biblioteca Municipal e investimentos em espaços esportivos e culturais, como a antiga Escola José Schio Neto, que hoje abriga escolinhas de futebol atendendo mais de 100 crianças.
O responsável pelo setor de projetos também destacou que o município já garantiu, entre recursos recebidos e a receber, cerca de R$ 1,5 milhão em emendas parlamentares. Ao final, Magrin reforçou o convite para a Feira de Arte e Cultura de Campestre da Serra, que acontecerá de 13 a 16 de agosto, no Salão Pedro Cecatto, junto à Feira do Livro. A programação inclui exposições, apresentações teatrais e musicais, e participação de artistas locais.